Apresentação do SitePsicoterapiaTratamento para Síndrome do PânicoArtigos de Psicologia e Áreas de PesquisaEscreva, pergunte !


PERCURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A minha trajetória de formação profissional sempre incluiu a busca dos melhores centros de formação e do contato com os melhores profissionais da área para com eles trocar, aprender e crescer profissionalmente.

Ao longo deste caminho, que se iniciou em 1987 na PUC SP, tem sido muito proveitoso encontrar alguns mestres da arte, generosos, sábios, que me ensinaram com seu modo de ser, de fazer e de pensar, segredos valiosos da arte terapêutica. Coisas que hoje posso compartilhar com colegas mais jovens.

Tenho orientado minha trajetória no estudo e na pesquisa visando aprofundar o trabalho clínico que pratico diariamente. Neste caminho tenho passado por várias estações, encontrado pessoas e interlocutores importantes .

Fiz Mestrado em Psicologia Clínica na PUC SP sob orientação da Profa. Dra. Edna Peters Kahhale.

  Fiz quatro especializações na área de Psicologia Clínica:

  • Especialização em Psicologia Hospitalar na área de Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
  • Especialização em Cinesiologia Psicológica pelo Instituto Sedes Sapientiae sob coordenação do Prof. Janos Geocze 
  • Especialização em Psicologia Formativa de Stanley Keleman, pelo Centro de Educação Somática Existencial coordenado por Regina Favre e Ana Lucia Rocha.
  • Especialização em Teoria e Técnica Reichiana pelo Pulsar: Centro de Estudos Energéticos coordenado pelo Prof. Dimas Calegari.

 Ao longo do tempo tenho feito vários cursos que envolvem diversas abordagens psicológicas, sendo os últimos numa perspectiva cognitiva, com cursos de Terapia Cognitiva, Terapia Racional Emotiva, EMDR, etc. Fui treinado em muitas técnicas somático-emocionais como Método dos Cinco Passos de Keleman, Método Feldenkrais, Técnicas de Relaxamento - Calatonia, Treinamento Autógeno, Micheaux, Jacobson - Massagem Integrativa, Polarização, Shiatsu, etc.  Mantenho também práticas pessoais regulares de Yoga, Tai Chi Chuan e Meditação que influenciam diretamente na qualidade de meu trabalho clínico.

A minha trajetória profissional começou em 1987 na Faculdade de Psicologia da PUC SPAinda na Faculdade comecei a trabalhar com uma abordagem somática, tendo aprendido as técnicas de integração psicofísica com o Prof. Janos Geocze e os trabalhos sutis desenvolvidos pelo Prof. Pethö Sandor numa perspectiva junguiana.

Estudei durante alguns anos esquizoanálise com a Profa. Suely Rolnik e colegas, época em que aprendi a ampliar minha compreensão da subjetividade e do corpo.

Paralelamente fui passando pela experiência no campo da psicoterapia corporal reichiana e neoreichiana e nos últimos 10 anos tenho estado envolvido com uma abordagem teórica denominada Psicologia Formativa. 

Atualmente meu trabalho segue se desenvolvendo e ultimamente tenho integrado a esta visão formativa, elementos da nova Neurobiologia Interpessoal e das Terapias Cognitivas.

A integração entre formas somáticas e cognição está em sintonia com os avanços sobre cognição corporificada (embodied cognition) que, no entanto, necessitam de uma integração com a dimensão afetiva, vincular e relacional, fundamental para a clínica psicológica.

Cada uma destas influências contribui para a compreensão do universo psicológico e existencial, num percurso  marcado por fortes intercâmbios entre a experiência pessoal e profissional, entre pensamento e vida, com enriquecimentos recíprocos. Deste processo emergem modos de clinicar, viver e pensar a vida.

Desde 1993 trabalho em consultório com dedicação exclusiva, o que tem me propiciado uma experiência clínica intensa. Esta opção permite que os cursos, estudos e atividades como escrever, dar aulas ou fazer palestras possam ocorrer paralelamente, sem limitar a prática clínica. 

Durante todo este caminho vem se consolidando uma postura ética e comprometida com a melhoria da qualidade de vida de meus clientes. A psicoterapia tem se revelado uma prática profundamente transformadora e este tem sido meu trabalho diário, um compromisso comigo mesmo e com aqueles a quem eu tenho ajudado.

 

 

Artur Scarpato - Psicologia Clínica
Rua Artur de Azevedo, 1767
Pinheiros  São Paulo SP
(Próx. da Av. Rebouças e da R. Teodoro Sampaio)
Fone (0xx11) 3067 5967
  Copyright - Todos os direitos reservados
Última atualização: 19/05/2012 

 

Início - Psicoterapia - Síndrome do Pânico - Artigos e Textos